"Estamos reinventando o futuro, somos fragmentos do futuro em gestação, e o que mais nós necessitamos é de um público co-produtor, partícipe da cena, que leve para casa as idéias que o Teatro sempre soube tão bem insuflar nos espíritos educados para que estes possam contribuir para as transformações necessárias que nossa sociedade tem urgência de ver realizadas"

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Movimentando Negro Cosme - I Experimento

O Texto no quilombo e o quilombola dentro do texto



O primeiro contato do grupo Cena Aberta com o texto "Caras Pretas" de Igor Nascimento, aconteceu no Quilombo Jamari dos Pretos, localizado na cidade de Turiaçu-MA, em Maio de 2012. O Mestre Pazzini foi convidado a ministrar a disciplina de Arte-educação para os alunos de vários cursos da Universidade Federal do Maranhão-PROEB. Levando o texto dramatúrgico em processo como ferramenta base para aliar teoria a prática, aproveitou a oportunidade para mobilizar toda a comunidade quilombola. Naturalmente a resposta foi imediata, a identificação com a temática conquistou os moradores, inclusive as crianças que também foram incluídas no processo, já que eram alunas dos professores que estavam fazendo a disciplina.
Este primeiro momento, muito importante no processo de experimentação do texto revela uma das mais importantes características do Cena Aberta: Levar o público para dentro da cena, como participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário