"Estamos reinventando o futuro, somos fragmentos do futuro em gestação, e o que mais nós necessitamos é de um público co-produtor, partícipe da cena, que leve para casa as idéias que o Teatro sempre soube tão bem insuflar nos espíritos educados para que estes possam contribuir para as transformações necessárias que nossa sociedade tem urgência de ver realizadas"

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Movimentando Negro Cosme


O Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta durante o ano de 2012 realizou atividades teatrais em São Luís e interior do Estado, efetivando as ações artístico-pedagógicas do Projeto Memória e Encenação em Movimento: ABC da Cultura Maranhense, contemplado pelo SIGproj-PROEXT-2011-UFMA. O projeto em tela, compõe-se de uma oficina performativa integrando as linguagens do Teatro e das Artes Visuais, tendo como foco (fruição, contextualização e produção) dos integrantes da oficina, em que estes, são inseridos no Experimento Negro Cosme em Movimento, fragmentos do texto Caras Pretas do dramaturgo maranhense Igor Nascimento. A  pesquisa versa sobre as questões afrodescendentes, com foco nas Estações da Balaiada, tema recorrente na vertente central do grupo à dez anos. Também foi apresentada a peça de Aldo Leite, ABC da Cultura Maranhense, adaptação de Luiz Pazzini, para ABC in Processo, que também vem sendo apresentada em diversos eventos, inclusive na Baixada Maranhense para a Rede de Ensino Estadual - URE - (Viana e Penalva), pelo Edital Universal da SECMA.



Então, a partir de hoje, é lançada uma nova edição de postagens, "Movimentando Negro Cosme", que descreverá as vivências do processo de criação e execução dos Experimentos Negro Cosme em Movimento, que é o embrião da pesquisa sobre a Balaiada e a continuação da abordagem da temática sobre o Negro. Além disso é o momento de encontro com os parceiros do grupo Petite Mort, colaboradores fundamentais do Cena Aberta no ano de 2012.

FOTO: Taciano Brito



Nenhum comentário:

Postar um comentário